MANTER ALTA CONFIABILIDADE...

...nos Equipamentos e Processos, gerenciar os Riscos associados às falhas mantendo-os em níveis aceitáveis e ainda ser competitivo e sustentável?

TOMAR AS AÇÕES CORRETAS...

...na hora certa, e somente elas, evitando o desperdício de recursos. Este é o único caminho para qualquer empresa que queira se manter competitiva no mundo de hoje.

ALCANÇAR OS RESULTADOS...

...esperados, juntamente com sua empresa! Para isso a SQL Brasil têm-se especializado nestas áreas, utilizando metodologias consagradas, tais como o RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade.

abre aspasfecha aspasENTENDA O QUE PODEMOS FAZER PELA SUA EMPRESA:

 
 
 

RCM - Manutenção Centrada em Confiabilidade, é uma metologia desenvolvida especificamente para Gestão de Ativos Físicos. Seu ponto forte é definir as ações de manutenção necessárias à máxima confiabilidade operacional, eliminando tarefas desnecessárias e onerosas, reduzindo portanto os custos envolvidos com manutenção proativa periódica. Trata ainda prioritariamente os aspectos relacionados à segurança e meio ambiente, com destaque aos dispositivos de proteção.
A SQL Brasil baseia seus projetos fielmente no trabalho de John Moubray e nas normas SAE-JA1011 e SAE-JA1012, devidamente adaptados à realidade brasileira, onde é pioneira.
Através de Treinamentos, Consultoria e Softwares especializados, temos assessorado grandes empresas ao longo dos últimos 17 anos.


 SAE JA1011/12

O escopo e alcance das normas SAE JA1011/12 (“A Guide to the Reliability-Centered Maintenance - RCM - Standard”) amplifica e clareia cada um dos pontos fundamentais da metodologia, e resume questões adicionais que devem ser consideradas ao se aplicar RCM de modo bem sucedido.

O Gerenciamento de Riscos ainda não é compreendido pelos administradores como sendo um dos processos decisivos para obtenção de seus objetivos estratégicos.
Se pudermos efetuar uma gestão de riscos de modo sistemático, teremos então uma poderosa ferramenta de controle das possíveis perdas, e poderemos conhecê-las e mensurá-las corretamente atuando proativamente a fim de minimizá-las.


ISO 31000
Lançada em 2009, a primeira versão da ISO 31000, ao contrário das outras normas ISO já conhecidas, não é certificadora. Ressalta que a Gestão de Riscos deve ser absorvida pela filosofia de negócios da organização, podendo ser aplicada em todos os níveis estratégicos e operacionais, de forma a acrescentar valor aos seus processos e práticas internas, em conjunto com as normas já existentes.

A ISO 55000, ou a Moderna Gestão de Ativos, é uma norma elaborada para detalhar as melhores práticas para a Gestão de Ativos, desde a estratégia de ciclo de vida até a manutenção diária (custo/risco/performance). Têm como objetivo potencializar resultados através das melhores estratégias.

A partir de pesquisas e estudos, a SQL Brasil constatou uma ampla gama de similaridades de conceito entre a norma e o RCM, optando por apoiar o desenvolvimento da mesma no Brasil, e a partir daí lançou o livro "O RCM na Quarta Geração da Manutenção - A Moderna Gestão de Ativos".

O livro apresenta as similaridades e credencia o RCM como a principal metodologia sustentadora dos novos conceitos apresentados.

Um estudo de RCM normalmente lista uma série de possibilidades de erros humanos, sejam de manutenção ou operação, que podem resultar na perda de funções importantes do processo produtivo como um todo.
Estas falhas, não necessariamente estão relacionadas com despreparo, incapacidade ou falta de comprometimento, mas podem estar relacionadas a condições ergonômicas, sensoriais, fisiológicas ou psicológicas desfavoráveis.
Nesta linha, a SQL Brasil preparou treinamentos exclusivos para as equipes de Gestores e Executantes a fim de minimizar a probabilidade de falhas humanas nos processos, reduzindo consequentemente as perdas associadas.

Como Fazemos

O processo de Gestão de Ativos Operacionais envolve a participação dos principais responsáveis pelo Risco e pela Confiabilidade Operacional da planta. Trata-se de equipes multifuncionais envolvendo profissionais gestores e executantes das áreas de Produção e de Manutenção.
A fim de capacitar tecnologicamente estas equipes, a SQL Brasil desenvolveu cursos para formação destes profissionais, com o objetivo de transferir a tecnologia necessária, capacitando as empresas a desenvolver com suficiência seus programas de Gestão da Confiabilidade e Risco dos Ativos, internamente.

Curso Introdução ao RCM;
Curso Formação Facilitador RCM;
Gestão de Ativos: o RCM como base para a ISO 55000;
Introdução à Confiabilidade Humana;
Introdução à Confiabilidade, FMEA e FTA.

A SQL Brasil possui no seu quadro de consultores, profissionais experientes e devidamente treinados para o auxílio na busca de soluções “in-company” nas empresas.
A consultoria e a assessoria no desenvolvimento de projetos, visa complementar a formação dos profissionais bem como garantir a qualidade necessária aos trabalhos desenvolvidos e os resultados esperados.
Nossa experiência nesta área, vem sendo acumulada e aperfeiçoada permanentemente ao longo dos últimos 17 anos, sendo que colaboramos com empresas de diversos segmentos industriais no treinamento e na condução de projetos de estudos desta natureza no Brasil e no exterior. Nossa equipe de consultores foi treinada por John Moubray, pessoalmente, na Inglaterra e em sucessivas certificações ao longo do período de 1997 a 2004, a fim de completar a sua formação.

RCMNET©

Idealizado a partir das normas SAE-JA1011 e SAE-JA1012, para ser utilizado a partir de nossos servidores (regime de utilização conhecido como ASP-Aplication Service Provider), ou no servidor web do cliente, permite às empresas interessadas utilizarem o sistema em qualquer Gadget que tenha acesso à internet. O software RCMNET© conta com um exclusivo serviço de auditagem remota dos consultores da SQL Brasil, reduzindo o custo de implantação do processo de RCM e aumentando sua eficiência e e custo benefício.

RISK MANAGER TOOLKIT© – ISO 31000

A correta estruturação das informações durante o processo de levantamento, avaliação e tratamento dos riscos, a facilidade de elaboração de cálculos e comparações com padrões predeterminados, fazem do software Risk Manager Toolkit, a ferramenta indispensável para uma administração continuada e eficaz dos riscos na empresa.
A segurança das informações, a flexibilidade da utilização de dicionários e matrizes de risco parametrizáveis, aliados a possibilidade de emissão de relatórios operacionais e gerencias customizáveis, complementa a eficácia do Risk Manager Toolkit.